O que são Intermediários de Crédito?

O que são Intermediários de Crédito?

Está a pensar em pedir um crédito ao banco e já percebeu que vai ter pela frente muitas burocracias e ter que despender muito tempo e energia para encontrar a melhor solução? É aqui que entra a ajuda de um Intermediário de Crédito.

O QUE SÃO INTERMEDIÁRIOS DE CRÉDITO?

Certezza Crédito

Segundo o Banco de Portugal, «o Intermediário de Crédito é a pessoa, singular ou coletiva, que participa no processo de concessão de crédito». O acesso à atividade de Intermediário de Crédito depende de autorização e de registo junto do Banco de Portugal.

Por outras palavras, o Intermediário de Crédito é a entidade que trata de todo o processo de crédito pelo consumidor, fazendo assim a ligação entre as instituições bancárias e os clientes.

Por exemplo, se vai pedir um crédito habitação, a entidade de intermediação de crédito irá tratar de todo o processo do início até à data da escritura ou mudança do crédito, sem qualquer encargo financeiro para si.

 

TIPOS DE INTERMEDIÁRIOS DE CRÉDITO

 Certezza Crédito

Existem 3 categorias de Intermediários de Crédito, não sendo possível exercer atividade em mais do que uma das categorias:

Intermediário de crédito vinculado

Atua em nome e sob a responsabilidade total do mutuante ou de vários mutuantes com quem tenha celebrado contrato de vinculação.

Intermediário de crédito não vinculado

Celebra um contrato de intermediação com o consumidor, no qual são estabelecidos os termos e as condições da prestação de serviços de intermediação de crédito.

Intermediário de crédito a título acessório

Fornece bens ou serviços e que, em nome e sob responsabilidade total e incondicional do mutuante ou de vários mutuantes, atua como intermediário de crédito, tendo em vista a venda dos bens ou serviços por si oferecidos.

 

QUAIS AS ATIVIDADES DE UM INTERMEDIÁRIO DE CRÉDITO?

Certezza Crédito

– Apresenta ou propõe contratos de crédito;

– Presta serviços de consultoria personalizada;

– Presta assistência nos atos preparatórios de contratos de crédito mesmo que não tenham sido apresentados ou propostos por si;

– Celebra contratos de crédito em nome das instituições bancárias.

 

Recorrer a um Intermediário de Crédito pode ser muito vantajoso para si.

Contacte a Certezza e fique a conhecer a melhor solução para o seu crédito, sem custos e sem compromisso.

Share this Post