Conselhos para um estilo de vida saudável e feliz

Conselhos para um estilo de vida saudável e feliz

É certo que todos nós desejamos viver uma vida longa e feliz e, por isso, um estilo de vida saudável tem vindo a assumir cada vez mais preponderância nos últimos anos, na nossa sociedade. 

Quando o tema é saúde e felicidade, qualquer atitude e comportamento que adotemos poderá ter influência. Afinal de contas, as nossas experiências moldam-nos enquanto indivíduos. Por isso, quanto mais felizes formos, mais saudáveis seremos, e vice-versa.

Existem pequenas mudanças e comportamentos que podem ser implementados no nosso dia a dia para conseguirmos alcançar um estilo de vida saudável e feliz. 

1. Alimentação Saudável

Alimentação Saudável | Certezza Seguros

Uma alimentação saudável é a base para se sentir bem consigo próprio, pois proporcionar-lhe-á equilíbrio e bem-estar. 

Para tal, é importante que evite comer alimentos processados dado que a grande maioria tem conservantes e outros aditivos que são prejudiciais à sua saúde. Também grande parte do seu valor nutricional perde-se na forma de confeção e, ao conterem doses elevadas de sal, contribuem para o aumento da tensão arterial e doenças cardíacas.

Já os alimentos orgânicos, apesar de serem um pouco mais caros, são mais saudáveis, dado que o seu volume de pesticidas é diminuto. Por outro lado, o seu cultivo segue padrões de produção agrícola sustentáveis e, conforme poderá comprovar, são mais saborosos. 

Procure cozinhar as suas refeições em casa e evitar comer em restaurantes com frequência, pois desta forma conseguirá controlar os ingredientes que são usados na confeção da comida.

Uma boa alimentação é muito importante para a sua saúde, nomeadamente a médio e longo prazo. 

2. Exercício Físico

Exercício Físico | Certezza Seguros

A prática diária de exercício físico traz inúmeros benefícios para a saúde, reduzindo o risco de contrair doenças e aumentando o tempo de vida.

Assim, aproveitar esta época em que muitos Portugueses ainda estão em trabalho remoto para incluir a prática de exercício físico no seu dia a dia irá ajudá-lo a ter um estilo de vida mais saudável e feliz.

Se é resistente à atividade física, poderá por começar por adotar pequenas mudanças, como caminhar em vez de utilizar o carro para curtas distâncias e esquecer o elevador, optando por subir escadas. 

Pode também escolher uma atividade desportiva que goste de praticar: se não sentir que é uma obrigação, estará mais motivado para a praticar de forma regular e divertir-se enquanto cuida de si.

Desde que realizado de forma adequada e moderada, o exercício físico irá melhorar a sua saúde e bem-estar, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. 

3. Realização pessoal e profissional

Como ser feliz | Certezza Seguros

Sentirmo-nos realizados a nível pessoal e profissional contribui para a nossa saúde, pois diminui o stress e doenças associadas e aumenta a sua qualidade de vida. 

O trabalho faz parte do dia a dia da maioria da população ativa e é o que fazemos durante grande parte do nosso tempo acordados. Assim, já que tem de trabalhar para pagar contas, pense nas vantagens de fazer algo de que realmente gosta. 

Se não for possível escolher um trabalho que o motive, procure esta realização nos seus tempos livres. Se gosta de artes manuais, como trabalhar o barro ou a madeira, comece por fazer os seus próprios trabalhos e quem sabe se não irá acabar por se tornar um hobby rentável?

4. Hábitos positivos

Hábitos positivos | Certezza Seguros

Está na nossa natureza sentirmo-nos felizes quando ultrapassamos os desafios com os quais nos deparamos ao longo da vida. Tudo o que é fácil rapidamente perde o interesse e, quando somos desafiados e conseguimos superar os desafios, desenvolvemo-nos enquanto indivíduos.

Considere se não estará na hora de abandonar os hábitos negativos e substituí-los ou reforçar os hábitos positivos. O simples ato de sentirmos que nos estamos a superar e a ultrapassar algo que sabemos contribuir de forma negativa para a nossa saúde irá tornar-nos mais felizes.

5. Livre-se da incerteza

Livre-se da incerteza | Certezza Seguros

Tudo o que é planeado perde o interesse. Por outro lado, viver constantemente num clima de riscos e de incerteza pode deixar-nos ansiosos e desconfortáveis, apresentando repercussões sérias na nossa saúde.

Deste modo, procure criar um equilíbrio que lhe permita atingir os seus objetivos, mas de forma segura. Apenas precisamos de uma rede que nos dê a certeza de que todos os imprevistos e acasos que ocorram não conseguirão, tanto quanto possível, abalar a nossa felicidade. 

Os seguros ajudam com esse objetivo, pois dão-nos condições para lidar com imprevistos sem sofrer perdas maiores. 

É a espontaneidade que nos traz momentos extremos de alegria, mas estes serão sempre mais bem aproveitados quando sabemos que temos algo seguro em que nos apoiar, com certezza.

Share this Post