4 passos para poupar no seu seguro vida crédito habitação

4 passos para poupar no seu seguro vida crédito habitação

Comprar casa é dos maiores investimentos que fazemos ao longo da vida. A grande maioria dos portugueses depende de empréstimos bancários para conseguir alcançar este objetivo e, por isso, é obrigado a contratar um seguro de vida do crédito habitação.

Mas, na verdade, apesar de ser sempre requerido pelo banco como forma de garantir que, em caso de morte ou invalidez, os pagamentos das prestações são assegurados, a contratação deste seguro através do banco não é obrigatória. 

De acordo com a lei, pode escolher contratar o seguro que melhor se adequar às suas necessidades, tendo em conta as coberturas incluídas e a sua disponibilidade financeira, sendo que a única vantagem de o fazer através do banco é a redução no spread do crédito. 

As entidades bancárias procuram “forçar” a contratação do seguro de vida associado ao crédito habitação, reforçando o agravamento do spread como motivo para não procedermos à mudança do seguro. Mas esta situação nem sempre se verifica e nem sempre corresponde a um valor superior à poupança feita com a alteração.

Se pretende poupar com o seu seguro de vida do crédito habitação, siga estes passos.

1. Analise a sua apólice

Seguro Vida Crédito Habitação - Certezza Seguros

Antes de iniciar a alteração do seguro, faça uma análise de quais as suas necessidades reais face ao seguro que tem atualmente com o seu banco

Os fatores considerados na contratação de um seguro de vida associado ao crédito habitação são a idade, situação económica e profissão, e estes influenciam as coberturas contratadas. 

Deste modo, irá perceber quais as coberturas que tem incluídas e se, de facto, necessita de as manter. Ao reduzir as coberturas do seu seguro irá, provavelmente, baixar o valor do mesmo. 

Existem situações em que o banco obriga a pagar o seguro de vida associado ao crédito habitação com base em comissões associadas ao que paga pela hipoteca. Verifique se este é o seu caso. Se for, analise as condições gerais do empréstimo e proceda à alteração do seguro.

2. Compare as várias opções

Seguro Vida Crédito Habitação - Certezza Seguros

Após analisar a sua apólice e decidir que pretende alterar o seu seguro de vida associado ao crédito habitação, deverá agora perceber quais as opções no mercado e escolher com que entidade pretende contratar o seu seguro de vida.

Existem várias ofertas no mercado que lhe permitirão garantir as melhores condições. Poderá também optar pelos comparadores on-line gratuitos, bastando, para tal, que aceda à Internet e solicite a sua simulação.

3. Negoceie as suas coberturas

Seguro Vida Crédito Habitação - Certezza Seguros

Grande parte dos bancos obriga à contratação de um seguro com coberturas abrangentes, mas se conseguir negociar um seguro com cobertura de morte e invalidez absoluta e definitiva em vez de morte e invalidez total e permanente, conseguirá obter um preço mais baixo.

Por outro lado, se fizer o seguro diretamente numa seguradora, poderá optar por um seguro temporário anual, mais acessível, cujo prémio depende do capital e da idade, e é renovado automaticamente por períodos iguais. 

Desde 2009 as companhias de seguro são obrigadas a atualizar o capital do seguro em função do montante em dívida. Contudo, algumas apenas o fazem para novos contratos ou contratos posteriores a 2009, pelo que convém ter em mente que poderá ter de ser o próprio tomador do seguro a realizar o pedido de atualização.

4. Avance com a contratação

Seguro Vida Crédito Habitação - Certezza Seguros

Chega, então, a altura de avançar com a contratação de um seguro de vida crédito habitação que lhe permita poupar dinheiro. 

Para além das coberturas base, existem outras coberturas associadas, como a proteção em caso de doenças graves, pelo que deverá informar-se junto do seu mediador de seguros sobre qual a oferta que melhor se adequa às suas necessidades.

Poupe no seu seguro de vida do crédito habitação

Seguro Vida Crédito Habitação - Certezza Seguros

Os seguros podem ser uma boa forma de poupar, nomeadamente quando acontecem imprevistos para os quais não estamos financeiramente preparados.

No que respeita ao crédito habitação, esta poupança também pode acontecer, pois poderá manter o seu crédito habitação na atual entidade e mudar apenas os seguros. 

Idealmente, deverá verificar as condições do seu seguro todos os anos e, seguindo os passos acima, irá conseguir poupar até 600 euros por ano com o seu seguro de vida do crédito habitação, com certezza.

Share this Post