Dicas para ser mais paciente

Dicas para ser mais paciente

Que a paciência é uma virtude toda a gente sabe. Mas, de facto, ser paciente é uma das caraterísticas mais importantes tanto a nível pessoal como profissional. Muitas das situações que ocorrem no dia a dia, no âmbito familiar e profissional, requerem equilíbrio e paciência para serem ultrapassadas.

Não existe uma fórmula mágica para nos tornarmos pacientes. Existem, contudo, alguns truques que pode começar desde já a utilizar para trabalhar esta grande virtude. Se é do tipo de pessoas que “ferve em pouca água”, este artigo é para si.

1. Compreenda o que o faz perder a paciência
Dicas para ser mais paciente | Certezza Seguros

O primeiro passo é fazer uma auto-análise e perceber o que lhe causa impaciência. Será estar parado numa fila de trânsito? Ou será quando o seu chefe lhe pede para fazer aquela tarefa que detesta? Seja por que motivo for, analisar o que o torna impaciente é a base para que consiga preparar-se para uma resposta coerente e pensada para estas situações no futuro.

2. Aprenda a aceitar
Dicas para ser mais paciente | Certezza Seguros

Devemos aceitar que não temos controlo sobre tudo o que acontece. A maioria das situações foge ao nosso controlo e aceitar que nem tudo está ao nosso alcance para ser resolvido é imprescindível para trabalhar a sua paciência.

Por outro lado, saber aceitar críticas, seja em casa ou no trabalho, é importante. Todos nós estamos sujeitos a críticas de outras pessoas, por isso aprenda a interpretar as críticas de caráter construtivo e a utilizá-las para o seu desenvolvimento pessoal.

3. Viva o presente
Dicas para ser mais paciente | Certezza Seguros

Já aqui falámos de mindfulness e da sua importância para saber viver o momento presente. Compreenda que não é possível fazer tudo ao mesmo tempo e saber reconhecer os seus limites irá ajudá-lo não só a desfrutar melhor do que o rodeia mas também a controlar a impaciência.

Para sermos mais pacientes é necessário sentirmo-nos bem connosco próprios. Muitas vezes, esquecemo-nos do que nos faz realmente felizes para agradarmos aos outros. Seja deixarmos de trabalhar em algo que nos completa para ganharmos mais dinheiro ou deixarmos de lado os nossos valores para sermos aceites por terceiros, tudo isto gera insatisfação e reflete-se na nossa falta de paciência.

Por isso, procure fazer mais vezes aquilo de que realmente gosta mais vezes e viver o momento presente.

4. Respire fundo e relaxe
Dicas para ser mais paciente | Certezza Seguros

Reagir “a quente” a situações que nos deixam insatisfeitos ou até mesmo zangados não é boa opção. Experimente a técnica de respirar fundo, contar até dez e esquecer a reação por impulso. Esta pausa ajuda a acalmar e a pensar de forma estruturada no próximo passo.

Procurar relaxar fisicamente também pode ajudá-lo a não cometer erros por impulso. Se algo o deixou furioso, procure fazer alongamentos, meditação ou ioga, ou até mesmo sair para caminhar durante alguns minutos, e verá que se sentirá mais relaxado e com a predisposição certa para responder às situações que testam a sua paciência.

5. Reflita, antecipadamente, sobre as suas reações
Dicas para ser mais paciente | Certezza Seguros

Sabendo o que o deixa irritado, procure refletir sobre a melhor forma de reagir à mesma situação numa próxima vez. Pense como fará para agir com calma e o que dirá à pessoa que o deixou nesse estado, para adotar um comportamento mais assertivo e menos impulsivo.

Ter paciência recompensa
Dicas para ser mais paciente | Certezza Seguros

A paciência não é sinónimo de passividade, ou seja, não tem nem deve aceitar tudo sem reagir. É, sim, uma das formas mais equilibradas de reagir contra as adversidades, que requer muita consciência e dedicação.

Não existe um método único para se tornar mais paciente, mas lembre-se de que os resultados mais eficazes são conquistados com o passar do tempo. Ao investir agora nestas dicas, a sua atitude perante o mundo que o rodeia será mais sábia e equilibrada ao longo do tempo, com certezza.

Share this Post